SINUSITE

O que é?

Sinusite é uma inflamação da membrana dos seios nasais (cavidades cheias de ar, nos ossos ao redor do nariz).

Quais são os sintomas?

Começa com os sintomas de um resfriado, como coriza ou tosse, que persiste por mais tempo. Um sinal de infecção bacteriana é que o muco de cor clara passa para amarela ou esverdeada.
Sinusite aguda causa um catarro espesso, dor e pressão na região da bochecha e nos dentes superiores. Pode também ocorrer dor entre e atrás dos olhos na região frontal e da nuca, sempre dependendo do seio paranasal afetado.
Sinusite Crônica pode ou não causar dor e frequentemente é acompanhado de obstrução e secreção nasal ou sensação de catarro atrás do nariz.

Como se adquire?

Após infecção viral, inflamação de origem alérgica ou por poluentes, a mucosa da região nasal aumenta de volume e obstrui a comunicação destas cavidades com as fossas nasais. Esta obstrução acarreta o início da colonização por germes e fungos que estão presentes na região, mas não encontravam condições favoráveis ao seu crescimento.

O que se sente?

A doença pode gerar sensação de “peso na face”, corrimento nasal, dores de cabeça, sensação de mau cheiro oriunda do nariz ou da boca e obstrução nasal com eventuais espirros.

Como o médico faz o diagnóstico?

O diagnóstico é feito através da história do paciente, exame físico da região e de exames radiológicos eventualmente necessários.

Como se trata?

Quadros de sinusite aguda geralmente respondem a tratamento com antibióticoterapia. Quadros crônicos usualmente necessitam de procedimento cirúrgico.

Orientações


• No primeiro dia realizar dieta leve, após dieta normal. Poderá ocorrer náuseas e vômitos.
• É comum nos primeiros três dias após a cirurgia a eliminação de secreção sanguinolenta do nariz ou senti-la escorrer pela garganta
• Após o terceiro dia poderá ocorrer obstrução nasal, eliminação de catarros e crostas pretas e duras com odor fetido. Se isso ocorrer intensifique a lavagem nasal com soro fisiológico
• Pode ocorrer desconforto local pela obstrução nasal (primeira semana).
• Não assoar o nariz e não abaixar a cabeça
• Tomar as medicações conforme prescrição medica. Não tomar nenhuma medicação que não esteja prescrita no receituário.
• No caso de sangramento intenso, entrar em contato com a clinica e/ou hospital
• É proibido na primeira semana realizar esforço físico como correr, pular, andar de bicicleta. Evitar ficar em ambientes quentes e se expor ao sol.
• Nos primeiros 2 dias deve-se dormir com a cabeceira elevada (dormir com 2 travesseiros). Se quiser coloque compressa gelada ou bolsa de agua gelada na região do nariz 3x ao dia com duração de 15 minutos.
• Ligar e agendar o retorno em 7 dias.

CONHEÇA NOSSO CORPO CLÍNICO

Médicos experientes e especializados prontos para atender sua necessidade

Dr. Carlos Navarro
Dr. Carlos NavarroMédico Otorrinolaringologista CRM – 14.563.
SAIBA MAIS
Dra. Erica Campos
Dra. Erica CamposMédica Otorrinolaringologia Clínica | CRM 27.610/BA
SAIBA MAIS
Dra. Grasiele Souza
Dra. Grasiele Souza Médica Otorrinolaringologista | CRM 26341/BA
SAIBA MAIS
Ver Todos

Agende uma Consulta!

    SAIBA ABAIXO QUAIS OS CONVÊNIOS QUE ATENDEMOS